E se a análise avançada pudesse nos dar a oportunidade de antecipar eventos, fornecer insights acionáveis para aumentar a produção e permitir que nossos operadores tomassem a decisão certa a qualquer momento? Esses recursos possibilitam uma eficiência operacional e uma produtividade sem precedentes e são fornecidos por diferentes aplicativos de IoT industrial. 

Especialistas do setor preveem que a IoT industrial, que atingirá US$ 225 bilhões até 2023, terá um impacto drástico na fabricação moderna. Além disso, ela também terá: 

  • Aumentar a eficiência. 
  • Promover o monitoramento de ativos. 
  • Incentivar a manutenção simplificada. 

De acordo com a TATA Surveys, a IIoT está se mostrando benéfica para os líderes de manufatura. Eles relatam maior produtividade e operações eficientes. É importante entender que os casos de uso da IIoT crescerão no futuro. 

Abaixo estão os aplicativos essenciais de IoT industrial na manufatura que nossa equipe de IoT recomenda. 

Monitor de ativos em tempo real 

As empresas de manufatura estão usando a IoT para conectar máquinas e sistemas, o que permite o gerenciamento de ativos em tempo real. Você pode monitorar equipamentos remotamente usando ativos acoplados para obter conformidade, segurança e confiabilidade. O monitoramento remoto de ativos com produtos como o SPC (Statistical Process Control Module, módulo de controle estatístico de processos) é amplamente utilizado na manufatura. 

Além disso, os sensores monitoram os processos de produção e fornecem atualizações de status para as pessoas certas. Muitos operadores os utilizam para gerenciar e controlar ativos e permitir decisões de fabricação em tempo hábil. O rastreamento dos ativos de fabricação permite o monitoramento fácil do status dos principais equipamentos e produtos finais. Nesse caso, os aplicativos de IoT industrial ajudam a aumentar a logística, manter o estoque e evitar problemas de qualidade. 
 

Além disso, a solução de medição inteligente não só ajuda a economizar bilhões de galões de água, mas também a faturar com precisão para melhorar as receitas e a visibilidade em tempo real do consumo de água, vazamento, desperdício, roubo, integridade do medidor e muitos outros KPIs de eficiência operacional. É graças à arquitetura robusta desse sistema de medição inteligente que essas melhorias são possíveis.    

Inteligência operacional conectada 

Os fabricantes podem conectar máquinas e equipamentos para criar redes inteligentes que se coordenam e se comunicam entre si sem nenhuma intervenção dos operadores. Como resultado, esse caso de uso permite que as organizações contextualizem e coletem dados de ativos de fabricação remotos usando uma variedade de aplicativos de IoT industrial. 

Como resultado, estão disponíveis percepções proativas sobre os principais indicadores de desempenho para permitir a identificação mais rápida de problemas e melhorar o desempenho operacional. As empresas agora podem se conectar a vários centros de dados operacionais para reunir dados e permitir a visibilidade dos dados em tempo real em vários sistemas de fabricação. As máquinas habilitadas para IoT podem transmitir inteligência em tempo real para as partes interessadas da manufatura. Portanto, eles podem gerenciar as unidades fabris remotamente. 

Os custos de operação e manutenção de máquinas representam milhões de dólares. É possível evitar interrupções na produção garantindo que a manutenção dos equipamentos ocorra dentro do prazo. As empresas de manufatura podem observar reduções significativas nos custos operacionais se o tempo de inatividade puder ser detectado antes de ocorrer com aplicativos baseados na Web, como o ELT.    

Com a ajuda de sensores, análise de dados, câmeras e IIoT, os operadores podem prever falhas antes que elas ocorram. Essa detecção permite que as máquinas criem cronogramas de manutenção estratégicos que só podem ser usados quando forem necessários e antes que ocorram falhas.