A IoT deu início à Revolução Industrial 4.0, uma nova onda de mudanças tecnológicas em que a produção industrial se tornará cada vez mais conectada até que tudo esteja interconectado. A IoT torna possível antecipar as necessidades do comprador, conectar diferentes estágios de produção e obter informações em tempo real. A Internet das Coisas é a chave para otimizar a eficiência e tornar o setor de manufatura mais competitivo.

As empresas podem oferecer produtos de maior qualidade e reter seus clientes usando novas tecnologias na fabricação. Além disso, as principais tendências em manufatura são a redução de erros e a criação de fábricas mais eficientes e flexíveis.

A qualidade deve ser uma prioridade para reduzir erros, devoluções e reclamações de clientes. Para isso, é importante investir em pontos de controle automáticos para melhorar a produção e otimizar a eficiência. Isso permitirá que você encontre falhas e depois as avalie. Isso aumentará a qualidade do produto, bem como a confiança do usuário na marca.

A digitalização é o processo de adaptação das operações de fabricação com o uso de computadores e da Internet. Nos últimos anos, o número de dispositivos com sensores integrados aumentou exponencialmente e é improvável que essa tendência mude.

Os sensores estão se tornando mais caros e de melhor qualidade, possibilitando o uso de equipamentos mais antigos na IoT. Isso se deve ao baixo custo da conectividade, à nuvem e ao poder do big data.

A otimização da eficiência é uma das vantagens da manufatura digitalizada.

  • Você poderá tomar decisões e fornecer informações imediatamente para evitar interrupções na produção.
  • A manutenção preditiva o ajuda a detectar e antecipar problemas de qualidade e a evitar grandes incidentes com equipamentos.
  • Maximize o desempenho e o tempo de atividade dos ativos.
  • As informações sobre os parâmetros de produção podem ajudá-lo a reduzir ou eliminar determinados tipos de desperdício.
  • Você pode se adaptar mais rapidamente às demandas do mercado.
  • Aumente a visibilidade, a otimização da eficiência e o controle do processo.
  • Reconheça as ineficiências e reduza os custos de produção. Com o SPC, nosso módulo de controle estatístico de processos baseado na Web, é possível acompanhar as operações por produto, linha de produtos ou lote. Você pode detectar e evitar erros nos processos de fabricação e encontrar soluções para os problemas de fabricação.

SPC – Solução da plataforma 4i

É óbvio que a IoT será parte integrante das organizações de manufatura. Não só é importante escolher a tecnologia certa, mas também é fundamental pensar em como integrar a tecnologia de IoT no ambiente de fabricação, bem como nos custos de implementação, custos de rotulagem e segurança.

A 4i Platform pode ajudar sua organização a otimizar a produtividade e a eficiência, automatizando processos como coleta, processamento e análise de dados, para que você possa tomar decisões informadas e orientadas por dados. Entre em contato conosco e vamos discutir suas necessidades.